DEUS SE ABORRECE COM A OPRESSÃO SOBRE OS TRABALHADORES
DEUS SE ABORRECE COM A OPRESSÃO SOBRE OS TRABALHADORES
O texto de Tiago: 5:1-6, é um texto interessante para conhecer a história social da igreja cristã nos seus primórdios. Possivelmente esta carta seja uma das primeiras cartas . Após a ascensão de Jesus, a igreja de Jerusalém já mostra algumas dificuldades sociais e trabalhistas. Engana-se quem idealiza e deseja imitar a igreja cristã no seu inicio.
Tanto o livro de Atos e esta epístola mostram algumas situações que precisaram de tratamento apostólico. Há diversos problemas que foram tratados, tais como: mentira, preconceitos, problemas trabalhistas, corrupção e outros. São problemas semelhantes daqueles que igreja contemporânea vive. Isso mostra a vivacidade que a Palavra de Deus possui e serve para todos os tempos Ela é viva e eficaz e trata o ser humano dentro do seu contexto social e politico. E seus princípios aplicáveis para a vida
Dificilmente no Brasil se ouve nos encontros de orações, pedidos a respeito da justiça social. Geralmente quando se pede oração, o pedido é pelo pais, o pedido gira em torno das autoridades que precisam de sabedoria. Verdade que é lícito e bíblico este pedido de oração. Porém, pode ser proveitoso para o pais e dar objetividade a oração quando se ora pedindo que as autoridades promovam o bem e a justiça social, geralmente e especificamente estes pedidos não se encontram na lista de orações.
Você ora pela justiça social?. Ora pelo fim do racismo? Ora pelo fim da xenofobia? Você ora, pelo fim da intolerância religiosa? Ora pelo fim do desmatamento amazônico? Ora pelo fim da violência urbana? e tanto males sociais. Mas não basta somente orar, pois o texto de Tiago deste post, mostra que
DEUS SE ABORRECE COM A OPRESSÃO DOS TRABALHADORES
No Brasil da alta inflação, 30,2 milhões de pessoas– pouco mais do que toda a população da Venezuela – sobrevivem com até um salário mínimo. Nunca tantos estiveram nessa condição. A quantidade de brasileiros que consegue uma renda mensal de até R$ 1,1 mil, obtida a partir do trabalho, atingiu um patamar recorde. Os números integram um estudo elaborado pela consultoria IDados, com base nos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do segundo trimestre (2021)
O texto de Tiago citado aqui, mostra algumas razões que comprovam porque Deus se aborrece com a opressão aos trabalhadores. Embora neste texto a opressão é focada no trabalho. Ele serve de parâmetro para mostrar que Deus odeia qualquer tipo de opressão: seja religiosa, denominacional, eclesiástica, política, econômica, etc.
Enquanto a igreja ora, até de forma egoísta, para ser abençoada, esquece que Paulo afirma que Deus "nos abençoou com toda sorte de bençãos". E ainda mais esquece que há milhares de homens, mulheres, crianças e bebes, que já experimentam o inferno no dia a dia.
Mas porque, DEUS SE ABORRECE COM A OPRESSÃO DOS TRABALHADORES
Primeiro, DISTORCE O PLANO DE DEUS Tiago,5:1-3
Tiago inicia uma repreensão como já o fizera anteriormente. 4:13 – como o profeta de Deus segundo o modelo do Antigo Testamento, ele se dirige a uma classe social específica – "Atendei, agora, ricos: chorai, lamentem". Antecipadamente o profeta Tiago anuncia o juízo que virá e que a alegria que trazem as riquezas será transformada em tristeza.
Não há como negar que este mesmo ensino foi de Jesus e que esta redigido no Evangelho de Lucas. Certamente Tiago, ouviu de Jesus falando e ensinando sobre os pobres e ricos. Pois nos evangelho já é visto que a preocupação com os pobres estava nos discursos de Jesus. E com certeza Jesus sabia que este ensino estava nos ensinos que Deus deu a Moisés, aos profetas e nos livros de Sabedoria, onde neste últimos livros, o rico é colocado entre os maus.
TIPOS DE RIQUEZAS: são as riquezas que leva os ricos e poderosos levam a oprimirem os necessitados e trabalhadores. Veja os tesouros acumulados pelos poderosos e que Tiago aponta*
Primeiro: Tiago escreve: "Vossas riquezas estão corruptas": terras, plantios, safras, negócios. O escritor como judeu sabe qual era o alvo de Deus quando Ele permitia em dar a uma pessoa ou família a posse de uma terra: Abraão, Jacó, José. Era para sua sobrevivência familiar e auxilio aos mais pobres, mas nunca de opressão ou de acumulo. Assim Deus mostra que no passado a terra tinha uso social . Isso pode ser observado nas diversas leis expostas na Torah. As acusações de Tiago, são sérias, pois mostram que esta riqueza foge do plano de Deus, pois estão corruptas: foram mal adquiridas, foram usadas erradamente – usadas para opressão e exploração É isto que Deus esta dizendo – "Vocês serão devorados na vossa carne.*
Segundo: Tiago escreve "Vossas roupagens": Os povos orientais naquela época gastavam grandes somas em dinheiro adquirindo roupas caras, e isto envolvia trajes femininos e masculinos. Ora no plano de Deus a roupa não foi feita para serem a comida das traças nem para que sejam estocadas. Mas devido ao acumulo as traças estavam se alimentando com as roupas. A nudez sempre foi estimulada a ser coberta. Esta orientações aparecem ligadas em cobrir a nudez dos necessitados. Metaforicamente se pode afirmar que Deus desde o inicio protege o ser humano ao cobrir a sua nudez na saída. Assim estava protegendo ao casal do frio. do jardim do Eden O acumulo de roupa é pecado, enquanto os pobres sofrem com o frio e as dificuldade de sobrevivência. Isso para Deus se constitui numa ação pecaminosa
Terceiro: "Vosso ouro e prata": foi por causa do acumulo das riquezas que elas se enferrujaram. A riqueza não estava sendo ganha honestamente e ainda estava sendo acumulada. Ela estava sendo estocada enquanto os trabalhadores não recebiam o seu salário digno.. Por isso vem a seguir no versículo 5, "Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro" uma palavra de juízo dada por Deus através de Tiago. A razão do juízo era que as terras (riquezas, safra, etc) não estavam cumprindo o papel que Deus tinha dado. A roupa servia de alimento às traças e as riquezas enferrujavam.
No mal uso que o ser humano da naquilo que a providencia entrega para ele administrar. Deus se aborrece, pois esta POSSE esta sendo mal administrada. O pecado do consumismo é a marca da sociedade e da igreja. O Consumismo impede ações missionárias e de solidariedade A esperança dos oprimidos está no versículo 4 “
A segunda razão Por que Deus se aborrece com a opressão do trabalhador,
Segundo TIRA O SUSTENTO DIÁRIO Tiago 5: 4 (rouba a vida)
Deus denuncia mediante o profeta Tiago “o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos por vós foi retido com fraude”. O salário sofre o arrocho. Este arrocho é fruto da fraude com que os trabalhadores sofriam e sofrem no recebimento diário do seu sustento – isto é arrocho salarial e Deus se aborrece com isso.
E estes trabalhadores fizeram o caminho correto, pois o texto afirma
Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
- Eles trabalharam e não foram pagos
- Eles clamaram e pediram os seus direitos
- Os patrões não ouviram
- o clamor do povo entrou nos ouvidos de Deus
Alguma vez na história do Brasil as chamadas igrejas evangélicas clamaram contra a opressão que os trabalhadores sofrem? É uma pergunta que se lança ao ar para ser pensada e respondida.
salário mínimo do trabalhador não teve aumento acima da inflação
A tabela de descontos do Imposto de Renda faz anos que não se atualiza e isso pesa no orçamento do trabalhador Em São Paulo – Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que, dentre 30 países pesquisados, o Brasil é que oferece o pior retorno em benefícios à população dos valores arrecadados por meio dos impostos No Brasil, a classe C já paga o imposto máximo, e a classe A, que tem o maior poder aquisitivo e é onde está o 1% mais rico, paga igual”, diz Marcus Vinicius Gonçalves, sócio-líder para impostos da consultoria KPMG no Brasil.9 de ago. de 2022
Para entender um pouco a necessidade do brasileiro que não é desconhecida pelo poder politico. Veja o que a Constituição brasileira afirma
Artigo 7o. IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
Quando Tiago aponta que "Os clamores entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos". Isto não é um convite para uma “conformidade cristã”. E entender que o texto de Romanos 13 é uma ordem de submissão. Pelo contrário Tiago é uma pessoa usada por Deus para levar a mensagem de juízo aos patrões que não cumprem a sua função social. E lembra aos trabalhadores que é a hora de clamar, quando são retidos os seus salários, pois Deeus os ouve.
Alguma vez a igreja evangélica brasileira convocou uma marcha para Jesus fazendo clamor por justiça social e clamor contra a pesada carga de pagamentos de impostos
Tiago está denunciando uma situação social, uma situação pé no chão do povo que vive na terra. E este povo esta convocado a orar pelas autoridades mas ao mesmo tempo a clamar pela justiça social. Deus pode e deve usar você no seu sindicato, na sua agremiação. Deus precisa de Tiagos no Brasil de hoje.
Saiba que no Antigo Testamento, há claras evidências que Deus se apaixonou por quatro classes sociais: pobre, viúva, órfão e estrangeiros. Para proteção das classes vulneráveis Deus coloca as suas leis sociais e as autoridades deviam cumprir estas leis. Quando não eram cumpridas, Deus levantava seus profetas para repreender estas autoridades omissas. Isso pode ser conferidos nos livros proféticos
Alguns textos interessantes na Palavra de Deus:
Êxodo 23:3 Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre.
Êxodo 23:6 -Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele.
Deuteronômio 24:12 Se ele for pobre, não fique com a capa durante a noite;
Deuteronômio 24:14 -Não explore o empregado pobre e humilde, que é pago por dia, seja ele israelita ou um estrangeiro que mora na cidade onde você vive.
Deuteronômio 24:15 Pague o salário dele no mesmo dia, antes do pôr-do- sol, pois ele é pobre e espera ansioso pelo dinheiro. Se você não pagar, ele gritará ao Deus Eterno contra você, e você será culpado de pecado.
Salmos 12:5 Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira.
Isaías 10:1 Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão,
Jr 22:13 Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça e desonestidade, não pagando os salários dos seus vizinhos e fazendo com que trabalhem de graça.
E um dos pais da igreja primitiva prega no seu sermão
“Até que ponto, ó ricos, continuareis vos estendendo em vossa avareza insensata? Tencionais ser os únicos habitantes da terra? Por que expulsais aqueles que convosco compartilham da natureza, exigindo-a toda para vós mesmos? A terra foi feita para todos, para os ricos e para os pobres igualmente. Por que vós, os ricos, a reivindicais como se fosse vosso direito exclusivo? A propriedade não tem direitos. A Terra é do Senhor, porquanto somo sua geração (Pais da Igreja Ambrósio)
A terceira razão Por que Deus se aborrece com a opressão do trabalhador,
Terceira, MODIFICA A SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES
Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês.Tiago. 5-6
Chama a atenção: que estes dois versículos usam o mesmo verbo TER. O importante para estes ricos e também de hoje é alcançar os seus gostos.
A BLH traduz estes versículos da" Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês"
Quatro afirmações que mostram que Deus estava e está condenando o mau uso das riquezas ou das condições de vida.
- Tanto a fraude/corrupção Deus está condenando, mas também
- Ele condena o seu mau uso.
- A procura de uma vida luxuosa, egoísta e
- despreocupada com as necessidades dos outros é condenada por Deus e aponta o seu aborrecimento.
Deus já tinha condenado a fraude e conseqüentemente a retenção dos salários.
Então Agora há 4 pecados específicos fruto de uma opressão econômica e fraudulenta..
- Tendes vivido regaladamente: Vivem nos prazeres ( Vida opulenta, vícios, orgia).
- tendes vivido nos prazeres: Vive para si mesmo e gosta de excessos
- tendes engordado o vosso coração: tanta opulência que os corações engordam
- tendes condenado e matado o justo (Os cristãos pobres, Jesus, Estevão)
Quando a opulência, excessos, mau uso daquilo que o ser humano possui, estes perdem o o interesse em suprir as necessidades daqueles que nada tem. Ainda outros além de não se importar produzem a morte. Cabe lembrar que o contexto deste texto trata daqueles que se corromperam para conseguir as riquezas, se tornaram ricos fraudulentamente e no alto do poder, ajuntam ainda mais juizo divino, pois se esquecem dos necessitados e oprimem os trabalhadores
No começo foi questionado sobre a oração pela justiça social . Até que ponto se ora por essa justiça social ou pela libertação de qualquer tipo de opressão.
O Povo de Deus estava escravo no Egito oprimido eles clamaram e Deus libertou e sepultou no mar o grande exercito de Faraó
O livro de Juízes relata que cada vez que o povo estava em opressão clamava a Deus e ele providenciava o salvador
O Povo foi levado cativo para a babilônia. Deus levantou Ciro rei persa dominou a Babilônia e restaurou o povo de Deus A síria dominou o povo de Deus, este clamaram e Deus levantou o sacerdote Judas Macabeus e junto aos seus filhos que o sucederam na liderança libertaram Jerusalém e foram restaurados como povo e religião
Este texto de Tiago segundo alguns comentaristas e também a história apontam como seu cumprimento 25 anos mais tarde quando Jerusalém foi invadida por o Coronel Tito e sitiou a cidade e destruiu o templo. O historiador judeu Flavio Josefo escreve no seu livro Historia dos Hebreus como aconteceu esta matança e julgamento. A expressões de Josefo é que "mar de sangue corria pelas ruas de Jerusalém"
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